O Prêmio (ou Basis) é um ajuste entre o preço de referência nas Bolsas de Mercadorias e Futuros e o preço da mercadoria nos mercados físicos locais. O prêmio é influenciado por fatores como disponibilidade do produto, nível de estoques, frete e qualidade do produto.
O prêmio pode ser um ágio ou deságio aplicado sobre o preço de referência da Bolsa de Mercadorias e Futuros. No caso específico da soja, no pico de colheita, por exemplo, o prêmio no porto pode atingir valores negativos, funcionando como um deságio sobre a cotação de referência na Bolsa de Chicago (CBOT – CME Group). O contrário tende a ocorrer no período de entressafra da oleaginosa, quando há menor disponibilidade do produto e, portanto, paga-se um prêmio maior pelo grão disponível para o mercado interno ou em embarques esporádicos nos portos.
Ainda tomando como exemplo a soja, temos outro fator de influência sobre o prêmio: a qualidade do grão. É reconhecido no mercado que a soja produzida no Rio Grande do Sul e na Argentina possui um teor proteico inferior ao da soja produzida na região central do Brasil. Assim, paga-se aos exportadores nos portos de Rio Grande e Buenos Aires prêmios inferiores aos observados nos demais portos brasileiros.